Baigli - Rocambole Húngaro de Natal - Salgado?

Olá pessoal!
Algumas pessoas me pediram esclarecimentos e maiores detalhes sobre a receita de Beigli citada no blog anterior.
A receita da minha irmã, com castanha do Pará e adaptações para o Brasil é segredo de familia. Todos os anos minha irmã faz uma grande quantidade de Beiglis aguardados ansiosamente por familiares e amigos no Natal.
Muitas familias húngaras tem a sua própria receita de Beigli...Esta, só se ela um dia quiser compartilhar...




A receita que recebi da Aniko é a mais conhecida na Hungria. Mesmo assim, ela enviou alguns esclarecimentos e dicas que estou traduzindo, aos costumes abaixo.

Você sabia que existe Beigli de Ricota e Beigli Salgado?

Um abraço, querido leitor!


Tradução do húngaro para português
Eu sei que, especialmente as nozes e sementes de papoula, que são muito pequenas (cerca de 2 milímetros de tamanho) tem que ser torradas. As de papoula precisam ficar  pretas.
Você sabe o que são as sementes de papoula? A papoula-casulo (fruto) tem centenas de sementes de papoula. É da seiva da flor que o ópio da papoula é obtido.

Mas existe tambem a versão de ricota (queijo cottage) normalmente em Beigli. Você sabia disso? - O leite de vaca é tratado para talhar ainda quente. A gente deixa o leite para  "encolher" como se diz em húngaro, e em seguida, numa peneira, ou numa tela ou pano é despejado e filtrado deixando o soro pingar fora. O que fica para trás é a ricota.

É de  costume fazer com castanhas - castanhas domesticas sem ser as silvestres (selvagens). Quando estiver pronto se passa geléia. A preparação com  frutas é um costume antigo do povo húngaro.
As ameixas feitas como geléia são as mais comuns. Mas, tambem existe o costume de fazer de cacau (cacau com  açúcar).



Existe tambem a versão do Baigli como salgado, sabia?

O beigli é um tipo de  bolo, sabe?
E levedura de cerveja? Isto é, o fermento? - Dizem que é uma "subida" da massa. Pode-se fazer uso de aditivos, ou usar fermento biológico seco ou de padaria. O fermento melhora a massa e a faz crescer dando a textura da massa reunida, aumentando o seu volume.

Assim, dá para entender o que eu escrevi?

Comentários

Estou retribuindo a visita ao meu blog Controvérsias, Dúvidas e Bobagens.
Na verdade não consegui encontrar semelhança naquilo que escrevemos, o que não impede de freqüentá-lo para aprender.
Parabéns
Leonardo Diamante
Jorge Purgly disse…
Obrigado Leonardo pelo incentivo. A área de TI hospitalar é fantástica!
A origem do blog foi para comentar e trocar ideias em RFID, identificação por radio frequência, e as primeiras páginas do blog
http://konektigi.blogspot.com
são sobre isso até com artigos cedidos pelo Dr. Daniel Dobkin especialista do assunto nos Estados Unidos. Entretanto, a empresa para a qual presto consultoria pediu sigilo no assunto com relação a artigos posteriores e eu, atendendo à solicitação dos leitores, mudei o direcionamento do blog para assuntos de interesse em geral.
Fico feliz em podermos manter contato o que é um grande incentivo.
Um forte abraço,
Jorge
Rose F disse…
Eu adoro comida húngara e os costumes, estou sempre buscando novas receitas e essa sua entusiasmou, mas ao mesmo tempo fico sem fazer, porque existe um comentário que deve ser multiplicado por 10 as quantidades em gramas, mas nem sei se é tudo e se a quantidade dos(2) ovos, açúcar ,(30g) de manteiga continuam sendo o mesmo que ali esta, como também da raspas de meio limão.Poderia por gentileza nos esclarecer? é fantástico nos passar algo assim tão saboroso e familiar. Fique com as bençãos de Deus, obrigada. Segue meu e-mail
roseferres@yahoo.com.br
Jorge Purgly disse…
Olá Rose,
Estou te respondendo diretamente pelo seu e-mail.
Um abraço e volte sempre.
Jorge Purgly

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia