Yin Yang - Reflexologia - O que os cabelos podem revelar ?

O fato dos cabelos tenderem a ser mais encaracolados ou mais lisos pode mudar ao longo do tempo com a alimentação. (Fonte: Seu Corpo, revista Planeta, 1985)



De acordo com a reflexologia, geralmente os cabelos refletem a condição dos cilios intestinais. Portanto um especialista ao examinar o cabelo de uma pessoa pode inferir e deduzir sobre sua capacidade digestiva.

Antigamente os taoistas, para cuidar dos cabelos, os penteavam 120 vezes ao despertar, pois acreditavam que passando o pente muitas vezes nos cabelos, adquiriam melhor visão e circulação do sangue.

De um modo geral, recomenda-se o consumo de algas marinhas como um dos alimentos mais favoráveis aos cabelos. Alimentos à base de hidratos de carbono, por sua vez, ajudam o cabelo a crescer.

O que representam os cabelos fortes?
Em geral indicam que na alimentação entram vegetais e cereais.

O que representam os cabelos fracos?
Quando fracos e macios indicam alimentação continuada de origem animal. Cabelos fracos que podem ser arrancados facilmente indicam em geral uma saúde mais fraca.

O que indicam os cabelos lisos?
Os cabelos lisos indicam maior consumo de vegetais e cereais ou uma alimentação bem equilibrada entre Yin e Yang.

O que indicam os cabelos encaracolados?
Cabelos encaracolados resultam de alimentação extremamente Yang ou extremamente Yin.

O que indicam os cabelos secos?
Cabelos secos resultam do consumo insuficiente de liquidos e indicam carência do oleo de bom colesterol na alimentação.

O que indicam os cabelos úmidos?
Cabelos úmidos resultam do consumo excessivo de liquidos.

O que indicam os cabelos oleosos?
Cabelos oleosos resultam do excesso de consumo de alimentos de origem animal, especialmente produtos a base de leite, açucar e na demasiada ingestão de óleos ou alimentos gordurosos.

O que indicam os cabelos finos?
Cabelos finos indicam constituição ácida do corpo. Os cabelos podem se tornar fracos e pode haver tendência a calvice.

O que indicam os cabelos grossos?
Cabelos grossos indicam constituição alcalina do corpo. Em geral os cabelos grossos embranquecem mais facilmente.

O que pode revelar a queda excessiva de cabelos?
A queda de cabelos é normal. Toda pessoa deixa cair cerca de 150 fios de cabelo por dia que renascem normalmente. Entretanto, uma queda acentuada e contínua de cabelos pode revelar uma alimentação prejudicial aos cilios intestinais. A causa pode ser diversa e pode ser relacionada ao excessivo consumo de leite e seus derivados e ao consumo de uma quantidade excessiva de ovos.

O que significam os cabelos espigados (arrepiados) nas pontas?
Cabelos arrepiados nas pontas revela excesso de Yin. Segundo a reflexologia as pontas arrepiadas dos cabelos revelam a condição dos orgãos sexuais. Isto é, a condição dos testículos no homem e a condição dos ovários na mulher. A pessoa que tem as pontas dos cabelos arrepiados (espigados) é muito emocional e sensível, tendo mais dificuldades em tomar decisões na vida.

Como posso mudar a cor do meus cabelos pela alimentação?
Segundo o Prof. Michio Kushi, é possível mudar a cor dos cabelos de brancos para escuros pela alimentação. Cabelos cinzentos ou brancos na cabeça são sinais de excesso de Yang. Para escurecer os cabelos é preciso eliminar o sal da comida e comer mais vegetais. A transição leva tempo, mas o cabelo aos poucos irá ficando mais escuro.

O que significa o excesso de caspa no cabelo?
O excesso de caspa pode significar excesso de consumo de proteinas principalmente galinha e peixe, além de outros produtos animais.

Um abraço, querido leitor!

Comentários

Zelda disse…
Olá. Gostei muito deste site. Meu filho mais velho(12 anos) tinha, até os 10 anos de idade, os cabelos lisos. Agora, os cabelos dele estão muito encaracolados e rebeldes. gostaria de saber o que pode ter causado isso,( alimentação errada?), e o que posso fazer para resolver o problema. Um abraço.
Jorge Purgly disse…
Ola Zelda, obrigado por sua visita e pelo seu comentario. Sua pergunta vai muito alem dos meus atuais conhecimentos. Fico sem saber como resolver este problema. Um abraço e volte sempre,
Jorge Purgly

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia