Yoga tipo 9 Eneagrama

Yoga tipo 9 mudra 1

Yoga tipo 9 Eneagrama

Surya Namaskar saudação ao sol

Para as pessoas do tipo Nove, que acham difícil entrar em ação e tantas vezes sofrem de falta de energia, não há sequência melhor do que a Saudação ao Sol. Ela é imparável para energizar o corpo inteiro, todos os meridianos, e para gerar uma sensação de força e equilíbrio.
Além disso ela trabalha muito as pernas e o torso, liberando bloqueios nos meridianos da vesícula biliar e do fígado (e, portanto o Elemento Madeira), ajudando as pessoas do tipo Nove a expressarem a raiva e encontrarem um rumo. Assim, esta sequência dever ser praticada logo de manhã cedo não só pelas pessoas desse tipo, mas também por todos aqueles que se sentirem sem energia nesse momento do dia. Ela pode ser usada também como aquecimento para qualquer das demais posturas.
Para saber mais clique em Mais Informações, abaixo.


Instruções e afirmação
Repíta para si mesmo enquanto pratica a sequência:
Estou cheio de energia e pronto para agir. Recebo o dia com entusiasmo.
Yoga tipo 9 mudra 1
1- Fique de pé com os pés e as pernas juntos, mãos em posição de oração, cotovelos abertos. Inspire e expire uma vez.
Yoga tipo 9 mudra 2
2- Inspire elevando os braços acima da cabeça, arqueando as costas para trás o máximo que puder. Mantenha os braços alinhados com as orelhas, os joelhos firmes e os pés no colchonete.
Yoga tipo 9 mudra 3
3- Expirando, dobre o corpo para a frente a partir dos quadris. Coloque as mãos ao lado dos pés, tocando o chão.
Yoga tipo 9 mudra 4
4- Inspirando, estique a perna direita para trás o máximo que puder. Ponha o joelho direito no chão e os dedos do pé direito dobrados para baixo. Levante a cabeça e arqueie as costas, fixando o olhar à frente como se fosse um corredor pronto para o início de uma prova.
Yoga tipo 9 mudra 5
5- Expire levando o pé esquerdo para trás e colocando-o ao lado do direito, esticando o joelho direito. As pernas e os pés devem ficar juntos e retos; os braços, também esticados; as mãos, sobre o colchonete, formando a posição de frente ao solo.
Yoga tipo 9 mudra 6a 6- Expirando, baixe os joelhos sobre o colchonete. Aproxime os gluteos dos calcanhares e “mergulhe” com o peito por cima do colchonete, apoiando-se nos braços. Inspire esticando os braços e alongando a coluna (posição da Naja Elevada). Os braços devem ficar retos, quadris e coxas no chão, cabeça voltada para a frente.
Yoga tipo 9 mudra 6b
Yoga tipo 9 mudra 7
7- Firme os dedos dos pés no chão, expire e empurre os quadris para cima formando a postura do Cão. Empurre os quadris para trás, colocando a cabeça entre os braços e procurando deixar os pés planos.
Yoga tipo 9 mudra 8
8- Inspire levando o pé direito para a frente e colocando-o entre as mãos. Assim, você voltará à posição do corredor em início de prova, só que agora dobrando o outro joelho.
Yoga tipo 9 mudra 9
9- Leve o pé esquerdo para a frente e junte-o ao direito. Expire esticando as pernas (se possível) e colocando-se na flexão frontal. Coloque as mãos ao lado dos pés (se possível).

Yoga tipo 9 mudra 10
10- Inspire e levante-se mantendo as costas retas. Dobre o tronco para trás mais uma vez, colocando os braços acima da cabeça.
Yoga tipo 9 mudra 11
11- Volte à posição inicial expirando e com as palmas das mãos juntas e em posição de oração à frente do peito. Em seguida, faça a sequencia começando pelo lado oposto e repita alternando ambos os lados pelo menos três vezes.
Benefícios
- Equilibra e ativa todos os meridianos.
- Aumenta a energia.
- Melhora a circulação e revitaliza o corpo inteiro.
- Fortalece a função pulmonar.
- Melhora o tônus muscular do corpo inteiro.
- Tonifica o sistema digestivo.
- Flexibiliza a coluna.
- Promove o equilíbrio hormonal, pois atua sobre as glândulas endócrinas.
- Contribui para regular o ciclo menstrual.
- Alivia o stress e a tensão.
- Beneficia e tonifica a pele.
- Corrige a postura.
Precauções
- Se tiver pressão alta e não a controlar, você não deve colocar a cabeça em posição mais baixa que o coração em nenhuma das posturas. Consulte um professor de Yoga qualificado para obter sugestão de alternativas.
- Como no caso de todas as posturas de yoga, mas particularmente no caso desta sequência, jamais pratique de estômago cheio. Aguarde duas horas após uma refeição leve e quatro após uma refeição completa.
- Pelo fato de esta ser uma sequência tão energizante, é melhor evita-la perto da hora de deitar-se.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia