Apulia Puglia o calcanhar da bota do mapa da Italia

Apulia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

http://en.wikipedia.org/wiki/Apulia

Coordenadas : 41 ° 0'31 "N 16 ° 30'46 "E

Apulia
Puglia

-   Região da Itália   -


Bandeira

Brasão

Pais
Italia

Capital
Bari

Governo

• Presidente
Nichi Vendola ( SEL )

Área

• Total
19,358 km 2  (7,474.2 sq mi)

População (01-01-2011)

• Total
4091259

• Densidade
211.3/km 2  (547.4/sq mi)

Fuso horário
CET ( UTC +1 )

• Verão ( DST )
CEST ( UTC +2 )

PIB / Nominal
€ 69,5 [ 1 ] bilhões (2008)

PIB per capita
€ 16.900 [ 2 ] (2008)

Região NUTS
ITF

Site
www.regione.puglia.it

Apulia [ 3 ] é uma região no sul da Itália que fazem fronteira com o Mar Adriático , a leste, omar Jónico a sudeste, eo Estreito de Otranto e Golfo de Taranto , no sul. Sua porção mais ao sul, conhecida como Salento península, forma um salto alto no "boot" da Itália . A região compreende 19.345 quilômetros quadrados (7,469 sq mi), e sua população é de cerca de 4,1 milhões. Faz fronteira com as outras regiões italiana de Molise para o norte, Campania , a oeste, e Basilicata , a sudoeste. É vizinhos Grécia e Albânia , em todo o Jónico e Adriático, respectivamente. A região se estende para o norte até Monte Gargano , e foi a cena das últimas etapas na Segunda Guerra Púnica .

Conteúdo

Geografia

Situado na ponta sudeste da península italiana, Puglia abrange mais de 19.000 quilômetros quadrados (7,336 sq mi) na sucessão de grandes planícies e colinas baixas. A área central da região é ocupada pelo Murge , uma vasta e semi-áridas karst platô. As únicas áreas montanhosas, a Gargano no promontório e no Dauni Monti , não exceda 1.150 m (3.800 pés) e podem ser encontrados no norte da Apúlia, que é a região menos montanhosa, na Itália.

Apúlia é uma região muito seca. Seus rios são torrenciais e algumas encontram-se na Tavoliere delle Puglie , um planalto no sopé do promontório de Gargano, que é uma das maiores planícies e agricultura mais produtiva na Itália. Em outros lugares, a água da chuva penetra a camada de calcário para formar cursos de água subterrânea que ressurja perto da costa. Águas subterrâneas é, portanto, abundante, e existem muitas cavernas e buracos. As cavernas de Castellana Grotte são particularmente espetaculares.

História

 

Paisagem do Murge planalto

 

Castel del Monte , construído pelo Sacro Imperador Frederico II entre 1240 e 1250 emAndria

 

A cidade medieval de Ostuni

 

antigo templo em Canosa di Puglia

 

A cidade e o porto de Bari

Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.

 

Apúlia é uma das mais ricas regiões de Itália em termos de achados arqueológicos. Foi fundada pelos Illyric povos, o mais conhecido dos quais eram as Messapii . gregos micênicos [ 4 ] , em seguida, colonizaram a região. No século 8 aC, os gregos antigos expandiu até atingir a área de Taranto e Salento na Magna Grécia . No BC séculos V e IV, a colónia grega na Taras produziu um estilo distinto de cerâmica ( pintura de vasos de Puglia ).

Nos tempos antigos, apenas a parte norte da região foi chamado Apulia, sul da península era conhecida como Calábria , um nome mais tarde usado para designar a ponta sudoeste da península italiana (o "dedo" do "boot" italiano).

Apúlia foi uma área importante para os antigos romanos , que conquistaram durante o curso das guerras contra os samnitas e contra Pirro no quarto e terceiro séculos aC, mas também sofreu uma derrota esmagadora aqui na batalha de Canas contra Hannibal . No entanto, após os cartagineses deixarem a região, os romanos capturaram os portos de Brindisi e Taranto, e estabeleceram domínio sobre a região. Durante a época imperial Apulia era uma área próspera para a produção de grãos e de óleo, tornando-se o exportador mais importante para as províncias orientais.

Após a queda de Roma, Apulia foi conquistada sucessivamente pelo godos , os lombardos e, a partir do século 6, os bizantinos . Bari se tornou a capital de uma província que se estendeu a Basilicata moderna, e era governado por um catepano (governador), daí o nome de Capitanata do bairro Barese. De 800 em diante, uma presença Saracena era intermitente, mas Apulia permaneceu sob a bizantina autoridade, até o século 11, quando os normandos conquistaram com relativa facilidade.

Robert Guiscard configurou o Ducado de Apúlia em 1059. Depois da conquista normanda da Sicília no final do século 11, Palermo substituído Melfi (a oeste da atual Puglia) como o centro do poder normando, e Apúlia tornou-se uma mera província, em primeiro lugar o Reino da Sicília , depois do reino de Nápoles . De 12 tarde para início do século 13, Apúlia foi uma residência favorita do Hohenstaufen imperadores, nomeadamente Frederick II . Após a queda do herdeiro deste, Manfred , sob a Angevine e Catalão-Aragonês / dominação espanhola Apulia tornou-se dominado por um pequeno número de fazendeiros poderosos ( Baroni ).

Em 1734 houve a batalha de Bitonto , uma vitória espanhola sobre as forças austríacas. O litoral foi ocupado às vezes pelo Turks e pelos venezianos . Os francêses também controlavam a região em 1806-1815, resultando na abolição do feudalismo e na reforma do sistema de justiça.

Movimentos de libertação começaram a se espalhar na década de 1820. Em 1861, com a queda de Duas Sicílias , a região entrou para a Itália . Reformas sociais e agrárias que tinha procedido lentamente a partir do século 19 aceleraram em meados do século 20.

A arquitetura característica Apúlia dos séculos 11 a 13 reflete grega , bizantina , Norman , e Pisan com influências. Universidades estão localizadas em Bari , Lecce e Foggia , com ramos em Taranto e Brindisi.

Economia

Contribuição da região para a Itália do valor acrescentado bruto foi de cerca de 4,6% em 2000, enquanto sua população era de 7% do total. O PIB per capita é baixo em comparação com a média nacional e representa cerca de 68,1% da média da UE. [ 5 ]

Em comparação com o país como um todo, a economia da Apúlia é caracterizada por uma maior ênfase na agricultura e serviços e um pequeno papel desempenhado pela indústria. A parte do valor acrescentado bruto gerado pelos setores agrícolas e serviços no valor acrescentado bruto da região está acima da média nacional em 2000, enquanto a participação da indústria está abaixo. [ 6 ]

Nos últimos 20 anos, a base industrial da economia da região mudou radicalmente. Ao lado altamente intensivo em capital em larga escala plantas – fabricas  como ILVA (siderurgia), em Taranto e Eni (petroquímicos) em Brindisi e Manfredonia - uma rede de pequenas e médias empresas tem expandido gradualmente, e estes agora oferecem cerca de 70% dos empregos na região. A maioria dessas empresas são financiadas por capital local. Como resultado, áreas altamente especializadas têm desenvolvido, produzindo em escala, não só de produção doméstica, mas também de importância internacional: processamento de alimentos e veículos na província de Foggia , calçado, têxteis, madeira e móveis na Barletta zona norte de Bari ; madeira e móveis na área Murge para o oeste, engenharia, borracha, madeira e móveis e software de computadores ao redor Bari si mesmo; têxteis e vestuário em Monopoli - Putignano para o sul, e calçados e têxteis no Casarano área. Em alguns desses setores - especialmente têxteis, vestuário, calçados, veículos e produtos alimentícios - a região tem alcançado um grau significativo de competitividade com os produtores estrangeiros. Uma contribuição importante para a competitividade da economia da região decorre da existência de importantes pesquisas e centros de desenvolvimento, tais como Tecnópolis-CSATA perto de Bari, o Cittadella della ricerca (Centro de pesquisa e novos materiais), perto de Brindisi e os centros de desenvolvimento de novos softwares, mais uma vez perto de Bari. [ 6 ]

A região tem uma boa rede de estradas, mas a rede ferroviária é um tanto inadequada, especialmente no sul. 800 km da Apúlia (497 mi) da costa é repleta de portos, que fazem desta região um importante terminal de transportes e do turismo para a Grécia e do leste do Mediterrâneo . [ 6 ]

A densidade populacional na Apúlia é um pouco acima da média nacional. Em 2008 foi igual a 211 habitantes por km2. Foggia é, de longe, pelo menos na província densamente povoada (96 habitantes por km2 em 2008), enquanto Bari é a província mais densamente povoadas (308 habitantes por km2 em 2008).

Emigração de áreas deprimidas da região ao norte da Itália eo resto da Europa foi muito intensa nos anos entre 1956 e 1971. Posteriormente, a tendência declinou como as condições econômicas melhoraram, até o ponto onde houve a imigração líquida nos anos entre 1982 e 1985. Desde 1986 a estagnação no emprego tem levado a uma inversão da tendência nova, causada não tanto por um aumento no número de pessoas que saem, mas por uma queda no número vindo a viver na região, [ 7 ] , mas na década de 2000 imigração líquida foi positiva novamente. A partir de 2008, o italiano Instituto Nacional de Estatística estima que 63.868 ISTAT estrangeiros imigrantes vivem em Apulia, igual a 1,6% do total da população regional.

Governo e política

Ver artigo principal: Política da Apúlia

Apúlia é geralmente considerada uma região tradicional ala direita. Nas eleições de abril de 2006 , Apulia deu sobre 51,54% dos votos para Silvio Berlusconi , e na eleição de abril de 2008 Apulianos deram cerca de 47% de seus votos para o Povo da Liberdade da coalizão liderada pelos, onze pontos a mais que o Partido Democrata - coalizão liderada pelos EUA.

Apesar disso, localmente a região foi governada por uma coligação de esquerda liderada pelo Partido Democrata ea Esquerda Liberdade Ecologia do partido desde 2005. Nichi Vendola do Partido Refundação Comunista, foi eleito presidente, tornando-se primeiro presidente abertamente homossexual de uma região italiana. Vendola foi reeleito em eleições de 2010 desta vez representando o Partido da Liberdade Esquerda Ecologia.

Divisões administrativas

Apúlia é dividido em seis províncias (dados oficiais para a província de 6 ( Barletta-Andria-Trani ), instituído em 2009, estará disponível somente após o censo de 2011):

Apulia Provinces.png

Província
Área (km ²)
População
Densidade (inh. / km ²)

Província de Bari
3821
1256821
328,9

Província de Barletta-Andria-Trani
1543
392237
254,2

Província de Brindisi
1839
402973
219,1

Província de Foggia
6960
641000
92,0

Província de Lecce
2759
812690
294,5

Província de Taranto
2437
580497
238,2

Cultura

Língua

A língua nacional oficial (desde 1861) é o italiano. No entanto, como consequência da sua longa e variada história, outras línguas históricas foram ditas nesta região durante séculos. Nas seções norte e central, alguns dialetos da língua napolitana são faladas: por exemplo dialeto Bari , falado na zona de Bari ou Foggiano perto Foggia . Na parte sul da região, dialetos da língua siciliana chamado Tarantino e Salentino são faladas. Em bolsões isolados da parte sul do Salento , um dialeto do grego moderno chamado Griko , [ 8 ] é falada por apenas alguns milhares de pessoas. Um dialeto raro da língua franco-provençal chamado Faetar é falado em duas cidades isoladas no Província de Foggia . Em um par de aldeias, o Arbëreshë [ 9 ] dialeto da língua albanesa tem sido falado por uma comunidade muito pequena uma vez que uma onda de refugiados instalaram-se ali no século 15. A linguagem Messapic anteriormente falada na região foi extinta pelo século 1 aC, devido à romanização / latinização da área que teve lugar após a conquista definitiva da região pelos romanos durante o século 3 aC (veja Guerras Púnicas ).

Veja também

Referências

  1. ^ http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/table.do?tab=table&init=1&language=en&pcode=tgs00003&plugin=1
  2. ^ EUROPA - Press Releases - PIB regional por habitante em 2008, o PIB por habitante variou de 28% da média da UE27 em Severozapaden, na Bulgária a 343% em Inner London
  3. ^ Do grego Ἀπουλία, em italiano : Puglia pronunciado  [puʎʎa] (demonym: Pugliese ).
  4. ^ Elizabeth A. Fisher, A Mycenaeans e Apúlia. Um Exame de Contatos Aegean Bronze Age com Apulia no Leste Magna Grecia , Astrom, 1998
  5. ^ "Eurostat" . Greenreport . Retirado 2010/08/02 .
  6. ^ um b c "Eurostat" . Circa.europa.eu . Retirado 2010/04/22 .
  7. ^ "Eurostat" . Circa.europa.eu . Retirado 2010/04/22 .
  8. ^ "Ethnologue relatório de código de linguagem: ell" . Ethnologue.com . Retirado 2010/04/22 .
  9. ^ "Ethnologue relatório de código de linguagem: aae" . Ethnologue.com . Retirado 2010/04/22 .

Ligações externas

Apulia

Regiões da Itália

Itália tópicos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia