O que e a eletromiografia

O que é a eletromiografia?







Eletromiografia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletromiografia


A Eletromiografia é uma técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis, representando a medida dos potencias de ação do sarcolema, como efeito de voltagem em função do tempo. 

O sinal eletromiográfico (EMG) é o somatório algébrico de todos os sinais detectados em certa área, podendo ser afetado por propriedades musculares, anatômicas e fisiológicas, assim como pelo controle do sistema nervoso periférico e a instrumentação utilizada para a aquisção dos sinais (ENOKA, 2000).

O sinal eletromiográfico(EMG) é o estudo ou método que visa o registro gráfico ou sonoro das correntes elétricas (fenômenos bioelétricos) geradas nas membranas celulares de um músculo esquelético em fase de repouso.

É obtida com a introdução de eletrodos em forma de agulhas na musculatura esquelética, ou por eletrodos de superfície, que enviam ao eletromiógrafo sinais elétricos que correspondem às trocas iônicas que ocorrem a nível celular.

Os potenciais elétricos captados são mostrados através de um osciloscópio e amplificados por um autofalante, desta forma, esses dados (som e aspecto das ondas) podem ser analisados e comparados concomitantemente.

A eletromiografia é útil para a detectação de doenças neuromusculares e/ou miopatias e, ainda, ajuda na diferenciação da debilidade causada por neuropatias da fraqueza gerada por outras causas. 

Largamente usada para o estudo do movimento humano nas mais diversas áreas de saúde humana, tais como fisioterapia, medicina, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, odontologia.

REFERÊNCIAS

SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Volume III. 9ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

ELETROMIOGRAFIA. Acessado em 20 de março de 2008.http://hp.br.inter.net/ezequiel.araujo/eb/arquivos/apostila_de_eletromiografia.doc

ENOKA, Roger M. Bases neuromecanicas da cinesiologia. 2.ed. São Paulo: Manole, 2000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia