Receita de rocambole húngaro - Receita de Beigli


Tradução do húngaro para português
Oi! 
Artigo traduzido do original escrito por Lénart Anikó da Hungria a pedido do editor deste blog para as festas de Natal.


Nota preliminar: Recebi hoje de minha irmã um SEDEX de São Paulo enviando para mim um beigli. É um rocambole feito de castanhas do pará (adaptação da receita original pela minha irmã), delicioso, sempre servido na Noite de Natal como um costume húngaro, sempre presente na nossa familia.


Para compartilhar contigo, querido leitor, pedi a minha amiga Léna da Hungria que me enviasse a receita original.
Por lá existem dois tipos de beigli. O de castanhas e o de papoula. No Brasil se usa somente o de castanhas já que semente de papoula colorida é algo difícil de se encontrar por aqui.



Procure no Google Images por BEIGLI e você irá encontrar centenas de imagens deliciosas. Confira!




"Eu gosto de uma boa idéia. Escreva tambem sobre  as crianças vestidas de anjo que vão de casa em casa cantar cantigas de Natal segundo um  antigo costume  húngaro. Também recentemente vomeçou a festa da ressurreição. As crianças vão nas aldeias cantar e receber um dinheiro. 
Há cidades onde as igrejas são enfeitadas com bonecos mostrando o nascimento de Jesus. São os presépios. É o berço do bebê, cordeiro pequeno, manjedoura, Maria e José e os Reis Magos, isso sugere uma intimidade.

Escreva também sobre os  típicos menus de Natal  húngaros. Assim como o peixe, peixe frito, salada de batata e Beigli. Sopa com vinho e fritos, rocamboles de Beigli de papoula, Pogácsa (biscoito salgado),  bolo de mel, bolos, torresmo e coisas do genero, como um peru recheado com castanhas.

Assim Beigli

Ingredientes:
Para fazer 3 rocamboles : 50 g de farinha, 30 g de manteiga 200 ml de leite, 2 colheres de sopa de açúcar, um pouco de sal, 2 ovos, 2 g de fermento.

1 recheio de noz (Castanha do Pará, para nós aqui do Brasil) : 30 g de nozes torradas, 15 g de açúcar, 5 g de passas, um pouco de leite.

1 recheio de papoula: 25 g de sementes de papoula, casca ralada de meio limão, 15 g de açúcar, 5 g de passas.

Para o  terceiro rocambole seja de papoula ou nozes, deve-se multiplicar as quantidades por dois

Primeiro, despertamos o fermento com leite morno e açucarado. Batemos a massa com a farinha, a manteiga, o leite, o açúcar, sal, 2 ovos inteiros e o fermento desperto. Deixamos a massa repousar durante meia hora, separamos a massa em três porções e deixamos a mesma crescer  de 2 a 3 horas coberta em descanso, enquanto preparamos o recheio.

Recheio de castanhas: boa mistura de nozes, açúcar, casca de limão ralada, passas e leite. Cozinhamos junto com um  pouco de leite; deixe esfriar.

Para fazer o recheio de papoula o procedimento é o mesmo.

A massa crescida deve ser esticada, e coberta com o recheio, em seguida, deixe crescer novamente, pincele com ovo antes de leva-la novamente no forno e pincele com ovo pr cima eu enfie um garfo em vários pontos  para que a massa fique sem quebrar.


Colocar em forno pré-aquecido e assar."
Bom apetite!!



Comentários

Andrea Leandro disse…
Oi Jorge!
É a Andrea do blog Harmonização de Espaços, respondi o que pediu na mesma postagem do meu blog.
Abs!
Andrea
Jorge Purgly disse…
Oi Andrea, obrigado pelo incentivo!
Um forte abraço,
Jorge
Muito bonita a tradição Húngara no Natal! Cada cultura com suas peculiaridades, que enriquecem tanto cada ser. Abraço.
Jorge Purgly disse…
Obrigado Adelia por sua visita e o seu comentário.
Na infância por um tempo, sofri muito pelas diferenças na forma de educação européia que recebi. Hoje, agradeço muito por isso e fico feliz por minha dupla nacionalidade.
Um abraço,
Jorge
wal disse…
Caro Jorge, essa receita me interessa muito por fazer parte da minha infância. Desconfiei das quantidades em g e, comparando com outras receitas na net, vejo que devem ser multiplicadas por 10 pra fazer sentido. Do contrário, 50 g não fazem 3 rocamboles. um abraço
Jorge Purgly disse…
Obrigado por corrigir, Wal.
Um abraço e volte sempre,
Jorge Purgly

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia