Dores nas costas – Parte 1.

Coluna
Quiropatia, quiropraxia corrige a coluna vertebral.
Parte 1.
Uma coluna perfeita é a base da boa saúde, uma vez que a harmonia entre todos os orgãos do corpo devende do sistema nervoso e da transmissão normal dos impulsos nervosos do cérebro, a qual é feita pela medula espinhal e pelos nervos raquidianos.
Uma queda, uma pancada, um esforço, uma tensão ou uma má postura pode prejudicar esse fluxo ao desajustar uma ou mais vértebras, comprometendo assim órgãos vitais.
Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.


Esse é o ponto de partida da quiropatia ou quiropraxia, uma terapia para corrigir a coluna. Diz-se que este método é de orígem desconhecida e que as primeiras menções sobre ele se encontram nos livros védicos, porém, da forma é praticado hoje, foi desenvolvido por David Palmer, nos Estados Unidos, no final do século passado, atingindo vários países europeus e da Ásia.
Dr Daniel David Palmer
No Brasil até hoje, a profissão de quiroprata ou quiropraxista ainda carece de regulamentação. Aqui, a quiropatia floresceu até 1964, mas a partir desse ano seus profissionais passaram a sofrer toda sorte de perseguições e poucos resisitiram.
Em 1985 o único quiropata brasileiro filiado à International Chiropractors Association, Matheus M. de Souza, encontrava-se em em meio a uma batalha judicial para conquistar o direito de exercer a profissão no Brasil. O Prof. Matheus de Souza faleceu em 2007. Para saber mais, clique no link para o meu blog em
http://drbachflower.blogspot.com/2009/11/quem-foi-o-dr-m-matheus-de-souza-fonte.html
Para ver a imagem do Prof. Matheus M. de Souza visite o meu blog com o link abaixo
http://drbachflower.blogspot.com/2009/11/prof-m-matheus-de-souza-fonte.html
Meu patrinho de crisma Dr. László Hommonay, que faz 95 anos neste ano de 2010, sempre me disse que basta o ser humano viver o tempo suficiente para ver o contrário de todas as coisas.
23 anos depois, em  23 de Março de 2008 a Câmara Municipal de São Paulo, institui o dia do Quiropraxista na data de nascimento do Prof. Matheus M. de Souza, já falecido. Confira a reportagem disponível na internet abaixo, no final deste artigo.
Examinando a coluna, o quiropata localiza as vértebras desajustadas e com as mãos, e sem o uso de qualquer droga, corrige o problema, devolvendo o organismo ao seu estado original e deixando a natureza agir sem obstáculos.
Confira aqui o histórico, estimado leitor. Como este assunto é de grande relevância, estamos dando mais destaque ao mesmo. Veja em breve neste blog a parte 2 deste artigo onde abordaremos o que diz a quiropatia oriental e o que podemos fazer para reduzir a dor nas costas.
Um abraço, estimado leitor.
LINHA CRONOLÓGICA DA QUIROPRAXIA (no mundo e nos Estados Unidos)
2650A.C., Primeira manipulação registrada nas escrituras de Kong Fu
1500A.C., A história grega registrou manipulação da região lombar
500A.C., Hippocrates escreve dois trabalhos, em manipulação e  sistema nervoso
195, Galen descobriu a relação entre o sistema nervoso, a coluna e a cura
1100-1500, ciganos na Europa caminham sobre as costas de pessoas doentes para curá-las
1845, Nasce Daniel David Palmer
1867, Sr. James Paget, escreve no Diário Médico Britânico- Casos em que “colocação de ossos” pode curar.
1887, Enfermaria Palmer de Cura Magnética abre suas portas.
1895, D.D. Palmer descobre que “manipulação” vertebral pode curar doenças.
1897, D.D. Palmer funda a Palmer School of Magnetic Cure (Escola de Cura Magnética)
1902, primeiros 15 estudantes se formam
1904, Escola muda o nome para Palmer School of Chiropractic (Escola de Quiropraxia)
1907, Shegataro Morikubo, ganha em julgamento histórico a legalização da quiropraxia
1913, Fundada em Davenport a DSC (foto), fraternidade que tem por objetivo zelar pelos princípios da quiropraxia.
1913, Estado de Kansas foi o primeiro estado a licenciar quiropraxistas.
1913, Morre Daniel David Palmer.
1924, faculdade Palmer introduz o estudo da  radiologia em seu currículo.
1927, Quiropraxia é legalizada em 39 estados
1941,Doze escolas de quiropraxia são reconhecidas oficialmente.
1961, Morre B.J. Palmer
1978, Morre Dr. Dave Palmer
Fonte: Wikipedia
De acordo com a Federação Mundial de Quiropraxia (WFC sigla em inglês)e a Organização Mundial da Saúde (WHO sigla em inglês), a Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e na saúde geral. No Brasil, a profissão está em processo de regulamentação, ao contrário de diversos outros países onde ja se encontra estabelecida, como EUA e Canadá. Ainda assim, existem dois cursos universitários de quiropraxia reconhecidos pelo MEC. Há uma ênfase no tratamento manual incluindo a manipulação articular ou "ajustamento" ou outro tipo de manipulação articular e terapia de tecidos moles.
Projeto de Lei de Regulamentação da Quiropraxia no Brasil
Atualmente a Quiropraxia no Brasil passa por um processo de reconhecimento e legalização da profisão. Em 2001 foi elaborado o projeto de lei PL 4.199/2001 que visa legalizar a profissão Quiropraxia no Brasil.
A Comissão Pró-regulamentação da Quiropraxia no Brasil – CPRQB, é uma comissão independente formada pelas representatividades da profissão dentro e fora do Brasil a fim de somar esforços no sentido de prestar esclarecimento às autoridades competentes quanto a pertinência da regulamentação dessa profissão no Brasil seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde a exemplo do que acontece no restante do mundo a 112 anos.
Segundo as Diretrizes da OMS para a Educação e Segurança em Quiropraxia e a Federação Mundial de Quiropraxia, esta profissão está estruturada em mais de 80 países a 112 anos. É uma profissão na área da saúde, de nível universitário com carga horária mínima de 4200 horas
A Historiografia demonstra que no Brasil, desde 1920, várias categorias de profissionais têm prestado atendimento a população referindo ser quiropraxistas, desde o que nunca sentou num banco universitário, ao profissional com formação em outras áreas da saúde e bacharéis com graduação específica em quiropraxia em faculdades brasileiras ou no exterior.
Esses fatos demonstram a relevância do PL 4199/2001 que prevê a regulamentação da profissão de quiropraxia no Brasil com o objetivo de agregar os profissionais competentes e estabelecer um padrão seguro como sugerido pela OMS a exemplo do que acontece nos demais países onde a profissão já é regulamentada.
O PL 4199/2001 já tramitou por todas as comissões de mérito e esta pronto para a pauta do Plenário da Câmara dos Deputados.

Hora ao Mérito
Publicado dia: 30/03/2008
clip_image002

No dia 23 de Março DE 2008 em sessão solene na Camara Municipal de São Paulo foi instituído o Dia do Quiropraxista, Acupunturista, Massoterapeuta, Naturólogo, Naturopata e Terapeuta Natural. 
O Gabinete do vereador Celso Jatene conferiu o Título de HONRA AO MÉRITO ao Prof. Matheus de Souza (in memorian) pelos relevantes serviços prestados à população paulistana. A quiropraxista Évora de Souza, filha do professor, recebeu o título com muita honra em nome dele e do IBRAQUI - Instituto Brasileiro de Quiropraxia, instituição referência em Quiropraxia no Brasil.
O IBRAQUI, através de cursos, palestras e atendimentos, continua o legado do Prof. Matheus, seus filhos Ivan de Souza e Évora de Souza, juntamente com funcionários e docentes, continuam a obra de uma vida dedicada a quiropraxia, ao reconhecimento e principalmente a melhora da saúde da população.
Agradecimento à Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Alex_Sobreira disse…
Parabéns pelo blog, principalmente por apresentar às pessoas, o que é a Quiropraxia, e o que ela representa para a saúde e bem estar de todos.
Jorge Purgly disse…
Obrigado por seu comentário.
Volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia