O que é Coworking

O que é Coworking?

coworking

Um espaço informal para troca de idéias criativas e uma cooperativa social.

Coworking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coworking

Os profissionais autônomos, quem trabalha em casa e quem viaja muito a trabalho sofrem de um mal comum: o isolamento.

Coworking é união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias e experiências.

Grande parte dos espaços de coworking foram fundados por empreendedores "nômades" de tecnologia, que buscavam locais de trabalho alternativos aos cafés e às suas próprias casas.

Incubadoras de startups, centros de negócios ou escritórios virtuais não se encaixam no modelo de coworking, pois lhes faltam os principais aspectos: o social, o colaborativo e o informal.

As práticas de conduta do coworking fazem com que ele se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.

História

O termo coworking foi criado por BernieDeKoven em 1999 e em 2005 usado por Brad Neuberg para descrever um espaço físico, primeiramente chamado de “9 to 5 group".

Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco, um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiência.

Hoje, existem mais de 400 espaços de coworking, em 6 continentes.

Fonte: http://www.beesoffice.com/o-coworking-faz-a-nova-economia.html

O coworking faz a nova economia

Como o trabalho colaborativo vai mudar seu jeito de produzir

ago 26th, 2010

Já diz o ditado que duas cabeças pensam melhor que uma.

E se vários empreendedores se unissem para trabalhar, cada um com seu negócio?

Essa é a ideia principal do coworking, que em cinco anos de existência já tem centenas de escritórios especializados no mundo, e começa a se expandir no Brasil.

Cada espaço comporta vários grupos de microempresários ou startuppers independentes em um escritório e os oferece facilidades como banda larga, TV por assinatura e salas de reunião para quem não tem endereço físico ou mesmo deseja sair da garagem para a dominação mundial.

Funcionando como incubadoras de ideias e profissionais, os espaços de coworking são voltados para o crescimento dos clientes, preparando a “metamorfose” da microempresa para uma pequena ou média.

E ao contrário do que se pode pensar, os coworking spaces não são só para o começo da estrada: mesmo depois de desenvolvida, a empresa pode recorrer aos escritórios para alocar novos funcionários que sua infraestrutura não comporta ou mesmo “imitar” o Google e destinar estes espaços para o desenvolvimento de novos negócios.

“Espaços de coworking são mais do que apenas espaço, conveniência ou a unificação aleatória de cadeiras.

Eles são espaços onde a economia está sendo produzida, novos setores são criados e até pessoas com interesses comuns se integram.”

Citação de Araceli, no blog do The Cube London

E já que uma coisa leva à outra, trabalhar com outros microempresários no mesmo espaço traz alguns benefícios: com várias mentes tão (ou mais) empreendedoras quanto a sua bem do lado, o brainstorm pode ser ainda mais produtivo e eficiente, já que os outros profissionais já têm suas experiências em seus campos e podem indicar os melhores caminhos para o seu negócio.

Além disso, o coworking facilita parcerias entre empresas que talvez não desenvolvessem produtos juntos se não tivessem a oportunidade de estar no mesmo endereço.

Outras vantagens do coworking são o baixo custo das “ilhas”, a facilidade de não ficar se preocupando com mantuenção e limpeza de um escritório inteiro e ainda ter telefone fixo e endereço para correspondência e até colocar no CNPJ.

É o coletivo fazendo mais pelo indivíduo.

Comentários

inseparaveis disse…
Olá, em breve abriremos mais um coworking no Rio!

É a nova era da colaboração se firmando!

Visite o nosso blog e Participe da Pesquisa!
http://meucowork.wordpress.com/

Saudações compartilhadas!
Jorge Purgly disse…
Caro amigo. Visitei seu blog e achei muito interessante. Você gostaria de compartilhar o resultado da sua pesquisa aqui?
Um abraço,
Jorge Purgly
ricardomigliani disse…
No Link2U Coworking também não acreditamos nos modelos de loteamento de espaço pura e simplesmente. O verdadeiro coworking inclui relacionamento, espaço e colaboração.
Jorge Purgly disse…
Com certeza, Ricardo. Muioto obrigado por sua visita e pelo seu comentário.
Um abraço,
Jorge Purgly
K.P Arquiteta disse…
Olá, bom dia!
Tenho uma pousada no interior de São Paulo e optei pelo coworking porque fico sempre indo e vindo do interior, e manter dois escritórios seria muito complicado pra mim, além de muito caro.
Acabei encontrando a Clubwork, que tem uma estrutura muito bacana, onde é tudo incluso, pago somente o valor do aluguel e as ligações que efetuo da minha linha.
Pra quem quiser conhecer um pouco mais, é só entrar no site deles é www.clubwork.com.br
É uma empresa bem baca, o atendimento é ótimo e tem um bom custo-benefício.
Jorge Purgly disse…
Olá querida Arquiteta. Obrigado por sua visita, comentário e indicação.
Um abraço e volte sempre,
Jorge Purgly
Este comentário foi removido pelo autor.
Oi estava dando uma olhada e achei superinteressante esse conceito, o que me surpreendeu foi o conceito da www.clubwork.com.br, que é uma empresa onde reúne todos estes serviços de acordo com a necessidade de cada profissional, com um ótimo custo benefício, para quem quiser conhecer um pouco melhor, vale muito a pena!
Jorge Purgly disse…
Obrigado Aline por sua visita e por sua participação. Volte sempre. Um abraço, Jorge Purgly
O Coworking é uma nova tendência na forma de trabalhar.

No dia 10 de novembro de 2012, Porto Alegre irá receber um novo espaço de coworking, a FÁBRICA DE IDEIAS COWORKING, que fica localizado na Rua Garibaldi, 1336 - bem próximo ao Parque da Redenção e de outros serviços de conveniência.
Interessou? Mais informações pelo e-mail: contato@fabricadeideiascw.com.br ou pelo fone (51) 3516-2367.
É só chegar que a casa é sua!

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia