O que e bruxismo








O que é bruxismo?

Bruxismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruxismo

O bruxismo ou, preferencialmente, briquismo[1] (do grego βρυχμός [brýkhmós], "ranger os dentes", pronúncia brucsismo) é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia[2]

É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de estresse.

 Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente freqüentemente não nota e só é apercebido se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outrem. O diagnóstico geralmente é feito depois de surgirem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxila, travamento das articulações temporomandibulares etc.


Índice
1 Causas e conseqüências do bruxismo
2 Classificações
3 Fisiopatologia
4 Tratamento
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações externas

Causas e conseqüências do bruxismo

A freqüência e severidade do bruxismo estão altamente associadas ao estresse emocional e físico. Quando noturno, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga. Um alinhamento incorreto dos dentes e o fechamento inadequado da boca costumam estar presentes em grande parte dos casos. A doença pode atingir qualquer pessoa não tendo relação direta com a faixa etária. A incidência é maior nas mulheres que nos homens. Existe também o chamado bruxismo diurno, que é caracterizado por uma atividade semivoluntária da mandíbula de apertar os dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado, onde geralmente o ranger dos dentes está ligado a algum hábito ou tique, diferente do bruxismo noturno que é um ato inconsciente enquanto o indivíduo dorme. Portanto é fundamental ressaltar que a pessoa portadora de qualquer tipo de bruxismo deve visitar constantemente seu dentista para evitar maiores danos, visto que a cura total para esse problema ainda é desconhecido. O esmalte dentário é o primeiro a receber os danos do bruxismo, causando assim o desgaste anormal dos dentes, podendo se estender até a gengiva, causando dor. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, a fricção pode provocar quebra e fissuras. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Outro problema decorrente do bruxismo é dor na articulação temporomandibular (localizada no osso do crânio e mandíbula). Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.
Classificações

Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono - 2005
Distúrbios do movimento relacionados ao sono

Pode ser dividido em:
Cêntrico — Ato de apertar os dentes.
Excêntrico — Ato de apertar os dentes e movimentar a mandíbula lateralmente (rangido de dentes).
Primário
Secundário
em vigília
durante o sono
Fisiopatologia

Inversão parassimpático / simpática associada ao microdespertar.

O bruxismo ocorre principalmente durante o estágio 2 de sono não-REM.
Tratamento

Os dentistas são os profissionais indicados para fazer o diagnóstico e o tratamento do bruxismo. Os fisioterapeutas podem oferecer tratamento de suporte para dor muscular causada pelo bruxismo e, além disso os fonoaudiólogos também podem ajudar a detectá-lo.

O primeiro passo é reconhecer o problema e tentar achar suas causas no dia-a-dia. A terapia mais empregada atualmente para o alívio dos sinais e sintomas da articulação temporomandibular associada ao bruxismo é a utilização de placas interoclusais. Essas placas reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito. Outro passo importante é diminuir a tensão psicológica. Isto pode ser feito mediante a prática de esportes e exercícios de relaxamento. Já os distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade devem ser aliviados e medicados, se necessário, através da psicoterapia. Há uma conciliação entre o tratamento na parte física e psíquica que dão origem ao bruxismo visto que este é resultante de ambos os lados ,a Psiquiatria juntamente a psicoterapia na questão psíquica devem andar paralelamente com o tratamento corretivo na parte física feito pelo Dentista ( cirurgião -dentista ) visto que os pacientes terão maior amparo médico seriam 3 alicerces . Contra a doença que a princípio surge da depressão e estresse sintomas psíquicos que devem ser tratados de maneira imediata . Sendo observados por isso a medicina está concentrada nessa situação quanto mais rápido é feito o diagnóstico psíquico menores os impactos das suas consequências uma delas como o bruxismo menos sofrimento psíquico e consequente físico ao paciente . Hábitos como mascar chicletes, morder ou apertar objetos devem ser considerados como um vício concomitante do bruxismo e, portanto, eliminados durante o tratamento. Quanto ao bruxismo diurno o paciente deve ser aconselhado a criar o hábito de desencostar os dentes. Quanto ao bruxismo noturno o paciente deve ser orientado a utilizar um dispositivo interoclusal de cobertura total para proteção ao desgaste oclusal pela atrição noturna. O portador de bruxismo deve visitar constantemente o fisioterapeuta ou dentista para que seja acompanhado pelo profissional.

Referências

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Houaiss. UOL (2009). Página visitada em 28 de outubro de 2009.
Dentista Virtual. Uniodonto Campinas (2009). Página visitada em 28 de outubro de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia