O que e frenologia


Frenologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frenologia



O mapa da Frenologia no século XIX

Frenologia (do Grego: φρήν, phrēn, "mente"; e λόγος, logos, "lógica ou estudo") é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (lendo "caroços ou protuberâncias"). 

Desenvolvido por médico alemão Franz Joseph Gall por volta de 1800, e muito popular no século XIX, está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência.

 A Frenologia contudo recebeu crédito como uma protociência por contribuir com a ciência médica com as ideias de que o cérebro é o órgão da mente e áreas específicas do cérebro estão relacionadas com determinadas funções do cérebro humano.


Índice
1 Princípios
2 História
3 Consequências
4 Disciplinas relacionadas
5 Ligações externas
6 Referencias
7 Notas

Princípios

Seus princípios eram que o cérebro é o órgão da mente, e essa mente tem um jogo de diferentes faculdades mentaiscomportamento, cada sentido em particular tem sua representação em uma parte diferente do órgão ou cérebro. 

Estas áreas seriam proporcionais a cada indivíduo, dadas as propensões e importância da faculdade mental e personalidade, e o osso sobrejacente do crânio refletiria estas diferenças.

A Frenologia, que foca a personalidade e o caráter, é diferente da craniometria, que é o estudo do tamanho do crânio, peso e forma, e Fisionomia, é o estudo das características faciais

No entanto, estes campos de estudo têm tentado reivindicar a suposta capacidade de predizer características ou inteligência. 

Este assunto também é razão de estudo e controvérsias na antropologia/etnologia e às vezes utilizado "cientificamente" para justificar o racismo

Enquanto no passado alguns princípios da Frenologia foram estabelecidos, atualmente a premissa básica de uma personalidade poder ser determinada em grande parte pelo formato do crânio é considerada como falsa.

História

Uma definição da Frenologia com mapa da Webster's Academic Dictionary, por volta de 1895

A tentativa de localizar os sentidos ou a personalidade dentro da cabeça remonta ao filósofo Aristóteles da Grécia antiga.

 No entanto, as primeiras tentativas cientificas de medir o formato de um crânio e tentar estabelecer uma suposta relação com o caráter foram feitas pelo médico alemão Franz Joseph Gall (1758-1828), que é considerado o fundador e pai da Frenologia. 

Franz Joseph Gall foi um dos primeiros a considerar o cérebro como o lar de todas atividades mentais.

Na apresentação a seu principal trabalho A Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso em Geral, e do Cérebro em Particular, Franz Joseph Gall faz a seguinte declaração a respeito dos princípios em que ele baseou sua doutrina:

1- Que a moral e os sentidos intelectuais estejam inatos.
2- Que seu exercício ou manifestação depende da organização.
3- Que o cérebro é o órgão de todas as propensões, sentimentos e sentidos.
4- Que o cérebro é composto de muitos órgãos particulares como há propensões, sentimentos e sentidos que diferem essencialmente um do outro.
5- Que a forma da cabeça ou crânio representa a forma do cérebro, e assim reflete o desenvolvimento relativo dos órgãos do cérebro.

Estas declarações podem ser consideradas como as leis básicas que a Frenologia foi construída. 

Por observação cuidadosa e medidas experimentais extensas, Gall acreditava que tinha encontrado ligações entre os aspectos do caráter, em que chamou de faculdades, como sendo um órgão específico dentro do cérebro. 

O colaborador mais importante de Gall era Johann Spurzheim (1776-1832), que com êxito disseminou a frenologia no Reino Unido e os Estados Unidos. 

Spurzheim foi o responsável pela popularização do termo "Frenologia".

O Jornal da Frenologia no período Vitoriano

No período Vitoriano, a Frenologia frequentemente era vista com seriedade. 

Muitas personalidades proeminentes tal como o Reverendo Henry Ward Beecher (um colega de faculdade e sócio inicial de Orson Fowler) promoveram a frenologia ativamente como uma maneira fácil de conhecimento, introspecção psicológica e crescimento pessoal. 

Milhares de pessoas consultavam um frenologista para receberem conselhos em questões como empregados pessoais ou para procurar um marido e casamento. 

No entanto, a frenologia foi rejeitada pela academia de mestres; a disciplina foi excluída da Associação Britânica para a Promoção da Ciência

A popularidade de frenologia foi declinando durante o século XIX, com alguns considerando como o campo da astrologia, quiromancia ou meramente uma atração decadente, enquanto outros publicaram livros científicos e diários sobre o assunto.

Consequências

A frenologia foi a base para comportamentos sociais visando a Eugenia, a "seleção dos melhores para purificação da raça". 

A lógica de uma teoria não significa que ela seja real. 

Um raciocínio gerado sobre premissas falsas é um sofisma

Não havendo prova da premissa de que a forma e as dimensões da cabeça estejam relacionadas a qualquer padrão de comportamento, os críticos da frenologia argumentam que esta é apenas uma argumentação sofismática para comportamentos racistas de certos grupos sociais.

Disciplinas relacionadas
Antropometria
Personalidade
Ligações externas

O Commons possui multimídias sobre Frenologia

(em Inglês)
História da Frenologia na Web por John van Wyhe, PhD. The most extensive source of phrenological texts available on the web.

Páginas da Frenologia, a Belgian site advocating phrenology.

Frenologia. The History of Cerebral Localization. Article by Renato M.E. Sabbatini, PhD in Brain & Mind online article.
Referencias

Debby Applegate, The Most Famous Man in America: The Biography of Henry Ward Beecher. Doubleday, 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia