Microcosmo

Microcosmo
Microcosmos Humano

















Microcosmo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcosmo

Nota: Para outros significados, veja Microcosmo (desambiguação).

Microcosmo (do grego Mikrokosmos, mundo pequeno) corresponde a um de três fatos: ao homem, ao mundo pequeno ou ao pequeno mundo. 

Assim, considera-se que:
O homem representa todo o Universo e nele está consciente. Microcosmo é o Universo do ponto de vista pessoal e subjetivo, por oposição ao macrocosmo: ao Universo do ponto de vista coletivo e objetivo. 

No Homem encontram-se ambos o universal e o particular, ora na forma de conteúdo (microcosmo), o que é contido, ora na forma de continente (macrocosmo), o que contém. 

O microcosmo é o mundo do homem consciente de si, e o mundo é a medida do homem. 

Além do microcosmo estende-se o macrocosmo, mas além desse último não há o que estender, porque não há medida fora do mundo.

O mundo pequeno se refere ao mundo quanto a dimensão ou extensão

Assim microcosmos corresponde a miniatura do universo. A história da astronomia evidencia que a dimensão do Universo conhecido tem aumentado, não somente porque o instrumental de medida melhorou muito no século XX, mas também porque a teoria da origem do universo (teoria do Big-Bang) prevê sua expansão. 

É comum se afirmar com certa frouxidão que o mundo antigo era pequeno em relação ao mundo atual. Isso é, que a dimensão conhecida do mundo antigo seria menor, mas é evidente que a dimensão desconhecida continua tão grande, ou ainda maior, hoje como antigamente. 

Os mapas de hoje são por vezes mais complexos que os primeiros mapas(vide os mapas que representam os elos da internet). 

O mundo parece pequeno a olho nu, e bem maior para o observador aotelescópio.
O pequeno mundo corresponde aos círculos, por exemplo, o círculo literário, o círculo filosófico; e ainda por extensão, às esferas, como a esfera dos artistas, a esfera acadêmica, a biosfera, a homeosfera, a troposfera etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia